Juventude

Rotaract

O Rotaract é a área jovem intermédia dos Rotários, posicionam-se entre os Rotários mais júniores e os Rotários adultos.

São Clubes de Jovens Rotários, chamados de Rotaractistas, com idades dos 18 aos 29 anos. Têm o apoio dos Clubes Rotários a nível de Projetos,  e desenvolvimento de skills que os transformarão nos líderes profissionais do futuro.

 

Mensagem do Representante de Rotaract, Francisco Silva.

 

38°41'32.2"N 9°12'46.4"W

Estas condenadas levam­‑nos a um dos meus locais favoritos da cidade de Lisboa. Neste local é possível observarmos o esplendor da ponte 25 de abril (mais impactante à noite do que dia). Muitas vezes dou por mim a pensar como seria a vida de todas as pessoas que viviam nas margens, antes da construção desta magnífica ponte, que uniu, o que estava separado pelo rio tejo.

Infelizmente e devido à crispação criada por vários intervenientes da nossa comunidade, têm sido difícil manter as pontes que nos unem e sustentam os caminhos, que enquanto sociedade, nos levam mais longe. Deparamo-nos diariamente com vários desafios humanitários, sócio-económicos e ideológicos, que por vezes são um rio com uma enorme extensão, que nós tende a afastar como comunidade, de um objetivo comum, criando grandes barreiras para a resolução dos problemas sociais existentes.

O nosso movimento desde cedo combateu na linha da frente contra todas estas barreiras. Com o objetivo único de servir,têm ao longo de 114 anos de história, criado pontes, fortalecidas por milhões de rotários, rotaractistas e interactistas em todo o mundo.

 

“Um homem não é uma margem que apenas existe de um ou de outro lado. Um homem é uma ponte ligando as diversas margens”.

Mia Couto Pensatempos (2005)

 

Seremos capazes de criar pontes, com objetivo de nos conectarmos? Criar pontes entre Rotary, Rotaract e Interact ? Criar pontes com a nossa comunidade? Criar pontes com empresas, IPSS e Associações?

Terão uma equipa da representadoria a trabalhar desde início para criar e facilitar a criação destas pontes, no entanto, precisamos de todos os companheiros. Vocês serão os responsáveis pela fortificação e manutenção destas pontes, vocês serão os actores principais do ano que se adivinha, e juntos seremos responsáveis pelo seu sucesso.

Tenho o desejo de chegar ao final deste ano, e da mesma forma que hoje admiro a Ponte que liga as duas margens, admirar as pontes criadas por todos nós, durante o ano rotário 2019-20.

Com liderança, companheirismo, responsabilidade social e desenvolvimento profissional.

Conto convosco para conectarmos Rotary ao Mundo?

 

Saiba Mais em: