Portugal

Carta Men. Governador

Carta Mensal do Governador, mês de março


 

NOVAS GERAÇÕES

 

A INSPIRAÇÃO para esta carta mensal fui buscá-la à comemoração mundial do ROTARACT que anualmente decorre na semana, de 11 a 17 de Março.

Tal como fizeram os meus antecessores Governadores, venho dedicando muito da minha mensagem na dinamização dos programas rotários para a JUVENTUDE.

Acredito, convictamente, que trabalhar as Novas Gerações é a aposta correcta, a escolha acertada, que todos os Clubes deveriam perseguir.

A integração dos jovens no Interact e no Rotaract e o auxílio que concedemos à Juventude Escolar economicamente carenciada, são dos projectos mais estruturantes e reconhecidos, que um Rotary Club pode desenvolver na sua comunidade.

Arrisco-me a dizer que Rotary Clubes que, nas suas vilas ou cidades, não têm Interact e Rotaract estão a perder o futuro.

Os programas rotários dedicados às Novas Gerações preparam os jovens dentro dos nossos ideais de Servir, incutindo-lhes o espírito da liderança e os valores da integridade, para que apoiados nas suas capacidades, nos seus conhecimentos, ajudem a mudar a vida das pessoas de forma duradoura e sustentável, desejavelmente, no futuro, integrando os clubes rotários.

As Novas Gerações são fundamentais para que, no futuro, tenhamos Gerações Novas em Rotary.

 

 


INTERACT E ROTARACT


Para que isso aconteça, os nossos Interactistas e Rotaractistas precisam de sentir que já são parte plena de Rotary e nós, rotários, temos de nos envolver muito mais com as novas gerações para que haja o fortalecimento dessa identificação.

Recordo que é obrigatória a presença de companheiros nas reuniões do Interact e é aí que os ajudamos a organizarem-se, a espertar-lhes o ideal de servir, a cativar a sua amizade pelo Rotary.

Tenho deles ouvido e dos Rotaractistas que sentem pouco apoio dos seus clubes patrocinadores, que muitas vezes estão sozinhos, sem receber grande participação do clube padrinho.

Será que somos um bom exemplo? Será que, no futuro, desse não exemplo ainda se lembrarão e aceitarão entrar em Rotary quando forem convidados?


 


COMO ESTAMOS


No nosso Distrito, no fim de Fevereiro, existiam 17 clubes Interact, mas, até ao fim do ano deverão estar activos mais Clubes Interact em Arouca (2), Guimarães, Trofa e há, ainda, outros em marcha.

Na mesma data, havia 22 clubes Rotaract e há perspectivas de chegarmos a Junho com mais clubes, designadamente, em Viseu.

Tem sido notável o trabalho dos Representantes do Interact, André Marques, e do Rotaract, Rui Vasconcelos Pinto, bem como das respectivas equipas distritais, doando enorme dedicação e sacrifício, sobretudo, ao fim de semana com visitas aos clubes e reuniões de trabalho. São um exemplo para nós.

É preciso que os rotários trabalhem mais com os clubes de jovens, que estejam presentes nas suas reuniões ordinárias, que as nossas recuperações sejam preferencialmente efectuadas nos Clubs de Jovens, para lhes dar o apoio e a orientação que possam necessitar e colaborando nos seus projectos e acções.

Daquilo que todos vamos tendo oportunidade de constatar, os nossos Interactistas e Rotaractistas são possuidores de uma capacidade criativa invulgar, de uma generosidade infinita e, se envolvidos nos nossos projectos, seriam uma mais valia única.

Porque nos esquecemos de os convidar para participar nos nossos projectos, nas nossas reuniões festivas? Não se sentirão como filhos abandonados?


 


CONFERÊNCIA DISTRITAL INTERACT E ROTARACT


Em 12, 13 e 14 de Abril vai realizar-se a Conferência Distrital do Interact e Rotaract, em Aveiro.

Os jovens estão muito empenhados, a trabalhar arduamente, muito motivados para que seja um sucesso de participação e de comunicação.

Os nossos Presidentes deveriam reunir com os seus Presidentes do Interact e do Rotaract para analisarem como poderão colaborar para que a Conferência seja um sucesso.

 

 


RYLA


Este ano rotário vamos concretizar 8 RYLA, Prémio Rotário de Liderança Juvenil, um por cada zona do nosso Distrito (aqui consta um ponto de situação), que têm contado com o abnegado empenho do nosso companheiro Vitor Massa.

Vamos dar oportunidade a cerca de 200 jovens de obter competências de liderança e de conhecimento sobre o que é Rotary. Não basta ler ou ouvir, é preciso passar química.

E, isso tem claramente passado. Nos próximos anos, acredito que alguns clubes já não sentirão dificuldades em encontrar dois jovens na sua comunidade a quem dar essa oportunidade.


 


CAMPO DE FÉRIAS VERÃO DE 2019


Mais uma vez os Rotários, os Rotaractistas e os Interactistas do Club de Vila Nova de Gaia vão levar a efeito mais um campo de férias internacional, o 3º Porto Campus Calle, entre 21 de Julho e 4 de Agosto de 2019, aberto a jovens de todo o mundo.

Os clubes de Vila Nova de Gaia continuam a ser exemplo de doação às causas do Rotary, da paz e compreensão mundial.

 



UM POUCO DE HISTÓRIA


A história do Rotary com os jovens começou por volta de 1920, quando muitos clubes participaram num evento internacional chamado Boys' Week, em maio de 1920, organizado pelo Rotary Club de New York e outras organizações locais, sendo parte de um esforço para promover o desenvolvimento dos jovens na área de educação, cidadania, saúde e higiene, e vocação.

Os eventos Boys' Week, com o apoio de Rotary, rapidamente se espalharam pelo mundo e em meados de 1920, o evento já se realizava em cerca de 60 locais em 25 países. Em 1928, o número de cidades participantes havia aumentado para aproximadamente 3.000.

Em 1956, o Conselho Director de RI votou por descontinuar o patrocínio do Rotary para o evento, mas incentivou os clubes a continuarem patrocinando iniciativas locais para a juventude.

No seguimento, na década de 60, o Rotary criou programas para os jovens.

Iniciou o RYLA em 2 de Maio de 1960, a partir de um evento bem sucedido na Austrália, e que só foi oficializado em 1971, criou o primeiro club Interact em Melbourne, na Florida em 28 Outubro de 1962 e o primeiro Club Rotaract, em Charlotte, na Carolina do Norte em 13 de Março de 1968.

Na minha VOG ao Club da Figueira da Foz tive oportunidade de ver um cartão de Interact de 1966, nas mãos de quem foi esse Presidente no ITC da Figueira da Foz, e que foi o profissional homenageado nessa noite, que na altura teria cerca de 20 anos. Foi para mim um momento muito significativo, pois demonstra que o nosso País estava na linha da frente, pois o Interact só tinha sido
criado há três anos. De registar que o Interact, nessa altura, abrangia todos os jovens e não, como agora, que só integra jovens até aos 18 anos.

Em 1927, o Rotary Club de Nice, deu início a um Intercâmbio de Jovens e em 1931 foi proposto que fosse adoptado como um programa de Rotary, mas, tal, só veio a acontecer em 1974.

Os campos de férias nacionais e internacionais foram aparecendo ao longo do tempo e os nossos clubes desde sempre deram particular atenção a esta forma, muito especial, de promover a paz e a compreensão mundial.

Em 2010, os Serviços à Juventude tornaram-se a quinta Avenida de Serviços, pondo fim ao nosso mágico número 4.
 


Com amizade e as saudações rotárias,
Joaquim Branco
(Governador 2018/2019)

 

Porto, 10 de Março de 2019



 

Poderá consultar edições anteriores das Cartas Mensais do Governador através dos seguintes links:

Artigos relacionados

21 Janeiro 2019 - Clubes

Visita Oficial ao Rotary Clube de Sintra

  A VOG ao clube de Sintra iniciou-se na Casa de Santa Ana, instituição social, apoiada pelo clube. Seguiu-se a apresentação de cumprimentos e troca de lembranças na Câmara Municipal. Após a reunião de conselho diretor, para apresentação e discussão de projectos e metas do clube para o ano, realizou-se o jantar festivo com a presença de convidados e visitantes, onde foram entregues equipamentos a duas instituições apoiadas pelo clube e se verificou o feliz encontro entre diversas gerações Roctarianas.       

- Clubes

Novo Portal Oficial do Rotary em Portugal

Sejam Bem-Vindos ao novo Portal Oficial do Rotary em Portugal! A Revista Oficial de Rotary Portugal Rotário, o Distrito 1960 e o Distrito 1970 uniram esforços para que a comunicação do Rotary em Portugal fosse agregadora, de consulta fácil, transversal no conteúdo de notícias ao nível local, nacional e internacional. Com esta unificação serão desativados todos os sites existentes devendo, na medida do possível, ser incorporados todos os conteúdos disponíveis referentes às atividades dos dois Distritos e Revista Portugal Rotário. Verdadeiramente, o Rotary em Portugal hoje representado em 158 Clubes e 3.300 sócios(as) trabalha diariamente para que Portugal cumpra um dos maiores desígnios desta organização de líderes profissionais a nível mundial: a promoção da Paz e da Compreensão Mundial. Enquanto rotários(as), acreditamos que a soma das nossas boas vontades pode transformar o mundo pela nossa capacidade de doar tempo e trabalho voluntário a ajudar a desenvolver as nossas comunidades sempre recorrendo a uma das maiores máximas em que acreditamos: Dar de Si Antes de Pensar em Si.   Sejamos a Inspiração no serviço ao próximo e aproveitemos este site para mostrar a ação do Rotary em Portugal a quem nos visita.

21 Novembro 2018 - Clubes

Gala "Thanksgiving"

A Companheira Governadora participou no Jantar de Gala por ocasião da celebração do Thanksgiving em que foram convidados de honra o Senhor Embaixador dos EUA, Mr. George Glass e esposa Mrs Mary Glass. No decorrer do jantar, que foi muito participado por companheiros e convidados, foi proferida pelo Senhor Embaixador uma intervenção explicativa da importância da celebração da data pelo povo Americano. Foram ainda entregue uma Bolsa de Estudo por mérito a um jovem aluno, com a colaboração da FRP, e a uma bolsa de apoio à família, por iniciativa do Presidente do Clube.  

13 Outubro 2018 - Clubes

II Encontro “Rotary Means Business” Portugal

Decorreu no sábado, 13 de Outubro, entre as 15h e as 19h, no Hotel Real Palácio, em Lisboa, o II Encontro Rotary Means Business. Esta organização rotária, é licenciada e autorizada junto do Rotary International - https://www.rotary.org/pt/our-programs/more-fellowships - e fomenta o relacionamento profissional e empresarial entre rotários, promovendo estratégicas de integração e oportunidades de negócios. Desde 2013, na Convenção de Lisboa (ano da autorização do Rotary International) que encontramos sempre um stand deste grupo nas Casas da Amizade. Os objetivos destes encontros visam a ampliação de relacionamentos, networking, aprendizagem recíproca através de troca de ideias e experiências, criação de sinergias e negócios. Poderão obter mais informações sobre este Grupo de Companheirismo Rotário em http://rotarymeansbusiness.org/ . A iniciativa de criar o Rotary Means Business Capítulo Portugal teve como finalidade aproximar empresários e CEOs rotários portugueses, de ambos os distritos, num ambiente de companheirismo e espírito rotário, com base nos preceitos da prova quádrupla.

13 Abril 2019 - Clubes

Assembleia Distrital de Formação - Santarém

16 Março 2018 - Clubes

Seminário de Formação de Presidentes Eleitos - Algés

09 Março 2019 - Clubes

Instituto Rotário de Liderança

16 Fevereiro 2019 - Clubes

Seminário de Formação da Equipa Distrital - Algés