Mensagens

Governador

Governador - Joaquim Branco

É para mim uma honra ter sido escolhido pelos meus companheiros para servir neste lugar, não deixando, por isso, de ser um companheiro com os mesmos deveres que qualquer um de nós tem, para com o movimento e, com o mesmo imperativo de servir.

Ser rotário é ser um cidadão do mundo, é ser um digno representante da sua atividade profissional, é ser possuidor de um caracter íntegro, é ser uma pessoa de confiança, é ser uma pessoa de compromissos, é ser uma pessoa que se preocupa com os problemas e as carências da sua comunidade. É querer intervir ativamente na promoção dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade de oportunidades, do bem-estar geral, da promoção social dos mais desfavorecidos. É alguém que também se preocupa e ajuda as comunidades longínquas, na sua grande maioria com problemas e carências bem maiores do que as nossas.

Tenho a consciência de que a figura de um verdadeiro rotário está ao alcance de muito poucos, mas sei que diariamente mais de 1,2 milhões de nós, fazemos esforço por o ser.

Temos de ser fortes connosco próprios, dando corpo ao nosso lema “Dar de si, antes de pensar em si”, pois Rotary afirma-se pela sua internacionalidade. Se queremos ser o exemplo do servir, se queremos ser bem-sucedidos nos nossos alvos, temos de também cuidar dos nossos companheiros. Vamos ter de ser capazes de inspirar para a mudança, para o querer fazer mais. Para alcançar o seu próprio potencial.

Citando Saint-Exupéry: “Se queres construir um barco, não comeces por juntar madeira, cortar tábuas, ou atribuir tarefas. Começa por despertar nas almas dos teus trabalhadores um anseio pelo vasto e infinito mar.”

Então que melhor lema poderíamos ter para este ano, se não o que foi definido pelo Presidente Barry Rassin: “SEJA A INSPIRAÇÃO”. Cada um de nós tem a sua própria inspiração no Rotary – aquilo que nos estimula, que nos faz avançar. Mas no clube, temos de ser capazes de encontrar a Inspiração que a todos una e motive.

Todos queremos ver o Rotary a Ser a Inspiração para as nossas comunidades, fazendo ações com um impacto transformador – e, por isso, a grande aposta terá de ser na identificação das verdadeiras necessidades das comunidades, para que seja possível envolver muitos participantes, para planear e para executar, e estabelecer parcerias, sempre que necessário.

Todos juntos vamos SER A INSPIRAÇÃO que vai realmente fazer a diferença!

Joaquim Branco
Governador Distrito 1970

ler mensagem
Voltar