Mensagens

Presidente do RF

Presidente do RF - Ron D. Burton

Cerca de um ano e meio depois de eu entrar para o meu Clube de Rotary pedi a minha demissão pois tinha faltado a quatro reuniões consecutivas. Essa era a regra na época. Admito que eu não gostava muito da refeição nem das reuniões semanais, e não acreditava que elas fossem a melhor maneira de investir meu tempo. Mas o problema real era que eu não estava motivado. Eu não tinha um papel, não tinha um motivo para ser sócio e eu não via razão de ir à uma reunião de almoço semanal que parecia não me oferecer absolutamente nada.

 

Foi então que o presidente do meu clube pediu que eu presidisse à Comissão da Fundação Rotária do meu clube no ano Rotary seguinte. Aquele foi um momento decisivo para mim e o resto vocês já sabem. Quero que todos vocês pensem em motivar aqueles membros que têm dúvidas em relação ao Rotary. Em 2018-19, preciso da ajuda de todos vós. Quero que se juntem a mim para nos concentrarmos em quatro objetivos centrais para a Fundação.

 

Em primeiro lugar, a principal prioridade de toda a nossa organização (o que não é nenhuma surpresa) é o fim da pólio. Temos que cumprir a nossa promessa de um mundo livre da pólio para todas as crianças.

Segundo, temos que aumentar a sustentabilidade dos nossos serviços nas seis áreas de enfoque. Isso significa realizar avaliações rigorosas de necessidades. Significa trabalhar com as comunidades para ver o que elas realmente precisam e conseguir que elas participem, que sejam responsáveis pelo projecto e avaliem a sua evolução.

A nossa terceira prioridade é entusiasmar os distritos a usarem todo o seu Fundo Distrital de Utilização Designada (FDUC). Quer seja através de Subsídios Distritais, Subsídios Globais ou Pólio Plus, há diversas maneiras de formar parcerias transformadoras e utilizar bem os recursos.

Por fim, decidimos aumentar o saldo do Fundo de Dotação da Fundação Rotária para US$2.025 biliões até ao ano 2025. O nosso objetivo geral de arrecadação para o ano é de US$380 milhões e esses recursos vão permitir dar continuidade aos programas que transformam vidas e que os rotários realizam todos os dias. Porém, cada um de nós precisa de pensar no nosso legado do Rotary. O Fundo de Dotação é o nosso futuro.

 

Então, juntem-se a mim e vamos fazer com que este seja um ano de construção de um legado para o Rotary. O seu legado, a promessa do Rotary.

 

Ron D. Burton

Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, 2018-19

ler mensagem
Voltar