12 Janeiro 2019 - Distrito 1970

Rotary Club de Vila Nova de Gaia recebe Governador em Visita Oficial

Realizou-se no passado sábado, dia 12 de janeiro, a Visita Oficial do Governador do Distrito 1970 ao Rotary Club de Via Nova de Gaia. Do plano da VOG, constou a habitual reunião de trabalhos com o clube e a visita às Caves Sandeman, uma das caves mais importantes de Porto. A VOG foi marcada por diversos momentos altos.


Dentro do plano das Visitas Oficiais do Governador do Distrito 1970, Joaquim Branco, realiza uma vez por ano cada clube rotário, dos 91 clubes do Distrito, do Centro e Norte do País. A Visita Oficial ao Rotary Club de Vila Nova de Gaia constituiu a 85ª Visita Oficial do Governador.

O Governador dirigiu-se a umas das cidades mais importantes da região norte de Portugal, sede de município. Vila Nova de Gaia situa-se frente à grande cidade do Porto, separadas pelo Rio Douro, mas unidas por diversas e históricas pontes que facilitam o acesso, a partilha de património, estilos de vida e complementaridade.  A visita teve o seu início na Câmara Municipal da Cidade de Vila Nova de Gaia, onde o Governador e a sua comitiva foram recebidos pelo Vereador Manuel Monteiro e onde apresentaram apresentações e cumprimentos.

A segunda paragem da 85ª VOG do Governador aconteceu nas Caves Sandeman, onde Joaquim Branco foi recebido com a sua comitiva e tiveram oportunidade de conhecer A Sandeman, umas das caves mais importantes de Vinho do Porto. Majestosamente situada em frente ao centro histórico do Porto, num edifício de granito de 1797, com vista para o rio Douro. Durante a visita, o Governador teve ainda a oportunidade de participar em duas provas de vinhos.

Em seguida, a comitiva rotária prosseguiu a Visita Oficial em direção à reunião de trabalhos onde o Governador e o Conselho Diretor do Rotary Club de Vila Nova de Gaia se sentaram à mesa para em conjunto discutirem o plano de atividades que o clube veio a realizar durante o ano rotário 2018/19 e o objetivos que pretendem alcançar ainda no decorrer desta ano rotário. Um balanço do que foi feito e do que pretendem ainda fazer.

Esta VOG ficou marcada por vários acontecimentos relevantes. Após habitual reunião de trabalhos entre o Governador e os membros rotários do clube, realizou-se o tradicional jantar festivo.

No decorrer do jantar fizeram a entrega de três títulos Paul Harris, certificados de reconhecimento outorgado pela Rotary Foundation a pessoas que fizeram doações espontâneas com a finalidade de contribuir para os fundos da Rotary Foundation, os quais são destinados aos seus programas humanitários.

Em seguida, foi momento de proceder ao Reconhecimento ao Mérito Profissional a Mike Weber. Mike Weber é alemão, professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ICBAS da Universidade do Porto desde 1983, onde leciona Ecologia Aquática e Tecnologia das Pescas. Assume também o cargo de diretor da Estação Litoral da Aguda (ELA). Para além de um Aquário, na ELA montou um Museu das Pescas com cerca de 2000 objetos da pesca artesanal de todo o mundo, muitos deles recolhidos nas suas viagens durante os últimos 40 anos, por cinco continentes. Para além disto, Mike Weber já publicou vários livros sobre a Praia da Aguda, a sua história e pesca artesanal, para além de uma série sobre os recursos aquáticos, a pesca em geral e os achados da praia. Motivos que lhe valeram tal distinção pelo clube.

Para além disso, esta VOG teve como momentos altos a admissão de uma nova Companheira no Rotary Club de Vila Nova de Gaia, Companheira Cláudia Magalhães, e a admissão de novos membros para o Interact Club ESAS Vila Nova de Gaia. Por fim, foram celebrados da forma habitual os 46 anos do clube com o corte do bolo de aniversário.   

Na sua intervenção, o Governador Joaquim Branco abordou a temática da juventude. Indo de encontro ao objetivo da cidade de Gaia de se afirmar como capital da juventude, o Governador sublinhou que o Rotary deve dar destaque especial a esta temática. Aproveitou também o momento para uma vez mais explicar o que é o Rotary e o seu papel. Por fim, deixou ao clube o desafio de cobrir a zona sul da cidade de Gaia com as cores azul céu, verde esperança, vermelho do vinho do porto e amarelo do sol como uma tentativa de inspiração à criação de um novo clube rotário.

Artigos relacionados

14 Outubro 2017 - Distrito 1960

Seminário de Governadores Eleitos 2018-2019

Realizou-se nos dias 14 e 15 de Outubro de 2017 e na bonita cidade de Montpellier, em França, o Seminário de Formação de Governadores Eleitos para o Ano Rotário 2018-2019. A Governadora Ilda Braz na sua qualidade de Governadora Eleita participou no referido Seminário participando nos grupos de trabalho com os 3 Governadores Eleitos de Espanha e o Governador Eleito do D.1970, Compº. Joaquim Branco.   No dia 16 de Outubro decorreu o Seminário da Rotary Foundation e nos dias seguintes, 17 a 19 de Outubro realizou-se o Instituto de Rotary da Zona 13, zona a que pertence Portugal.   Nestes dias estiveram em Montpellier vários líderes do Rotary dos quais se destaca a presença do Presidente de Rotary Internacional no Ano Rotário 2017-2018, Ian Riseley e o Presidente de Rotary Internacional no Ano Rotário 2018-2019, Barry Rassin.

14 Janeiro 2018 - Distrito 1960

Assembleia Internacional de SanDiego

Decorreu de 14 a 20 de Janeiro de 2018 na cidade de San Diego, na Califórnia, a Assembleia Internacional do Rotary. Neste evento de formação de todos os Governadores Eleitos do mundo rotário participou a nossa Governadora Ilda Braz e o seu marido, o nosso Companheiro José Braz. Este foi a oportunidade para se conhecer o Lema do Ano, Seja a Inspiração e receber as principais orientações de trabalho por parte do Presidente de Rotary Internacional, Barry Rassin.   Barry Rassin desafiou os seus Governadores para:” Deixem-se inspirar pelo princípio “Dar de Si Antes de Pensar em Si” e sejam a inspiração que levará outras pessoas a entrarem em ação através do Rotary. Transmitam essa inspiração através das vossas palavras e ações, fazendo o possível para construir um Rotary mais forte para o futuro – um Rotary mais forte do que encontrámos quando entrámos para a Organização.”

23 Maio 2018 - Distrito 1960

Aniversário Rotary Club Lisboa-Belém

O Rotary Club Lisboa-Belém comemorou o seu aniversário no passado dia 23 de Maio e a Governadora 2018-2019, Compª. Ilda Braz participou nesse jantar festivo que decorreu no Restaurante Delicias de Goa, em Lisboa e foi presidido pelo Presidente do Clube, Compº. Justino Soares. A história do Clube foi apresentada por um dos seus sócios fundadores, Compº. José Luís Ferreira.

25 Maio 2018 - Distrito 1960

Profissional do Ano Rotary Club Lisboa-Centro

No dia 25 de Maio de 2018, a Governadora Ilda Braz participou no jantar festivo de atribuição do Prémio Profissional do Ano Rotário 2017-2018 do Rotary Club Lisboa-Centro ao Cineasta Jorge Paixão da Costa. Nesta mesma cerimónia, este Clube distinguiu o melhor aluno de história do 12º. Ano de uma escola com a qual o Clube colabora e obteve a nota exemplar de 20 valores nessa disciplina.

14 Junho 2018 - Distrito 1960

Transmissão de Tarefas Rotary Club Lisboa

A Governadora Ilda Braz participou na Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club Lisboa-Internacional que se realizou no passado dia 14 de Junho no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. Ao Presidente 2017-2018, Companheiro Alain François sucede o Companheiro Guirec Malfait. A governadora teve a oportunidade de desejar as maiores felicidades ao novo Presidente e agradecer o trabalho do Clube no Ano Rotário 2017-2018 e deixar a certeza de que o Clube continuará a ser uma inspiração neste novo ano rotário.

24 Junho 2018 - Rotary Internacional

Convenção Mundial Rotary Toronto

Mais de 25.000 Rotários participaram na Convenção Mundial de Rotary que se realizou de 24 a 27 de Junho na cidade de Toronto, no Canadá. Entre estes participantes estiveram vários rotários do Distrito 1960 e a Governadora do Distrito 1960 para o Ano Rotário 2018-2019, Ilda Braz e o seu marido José Braz.   Estiveram entre os Oradores, a Princesa Ana da Inglaterra, a Ex-Primeira-Ministra da Nova Zelândia (Helena Clark), o Primeiro-ministro do Haiti (Jack Guy Lafontant) e o Primeiro-ministro do Canadá (Justin Trudeau).   Foram vários os temas da organização que foram analisados. Mais informação em: https://www.rotary.org/pt/2018-convention-wraps

04 Julho 2018 - Distrito 1960

Transmissão de Tarefas Rotary Club Lisboa-Norte

A Governadora Ilda Braz participou na Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club Lisboa-Norte que se realizou no dia 04 de Julho no Hotel InterContinental em Lisboa. Ao Presidente 2017-2018, Companheiro José Prado sucede o Companheiro Armando Martins. A governadora teve a oportunidade de desejar as maiores felicidades ao novo Presidente e agradecer a dedicação do anterior Conselho Director, fazendo votos para juntos sejamos a inspiração e que façamos a diferença nas nossas comunidades.

05 Julho 2018 - Distrito 1960

Visita Oficial da Governadora ao Rotary Club Moita

No dia 05 de Julho, a Governadora Ilda Braz deu início às suas Visitas Oficiais aos Clubes do Distrito 1960 e cumprindo a tradição deste Distrito, a primeira Visita Oficial foi realizada ao Rotary Club da Moita, clube do seu antecessor no cargo, PGD Afonso Malho.   Nesta visita foi acompanhada pelo Presidente do Clube, Companheiro António Proença, pelo secretário Companheiro Afonso Malho, pelo Protocolo Companheiro João Candeias, bem como, do Governador Assistente deste Clube, Companheiro Álvaro Gaspar do RC do Barreiro.   A Governadora iniciou esta sua visita com a apresentação de cumprimentos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia e visitou o bonito marco rotário do Rotary Club da Moita junto ao Pavilhão de Exposições desta cidade. De seguida, foi conhecer o Jardim de Infância “O Ninho” e o Lar de Sarilhos, visitou o estaleiro naval tradicional do Companheiro Jaime Costa e a localidade do Rosário, podendo aí apreciar a praia fluvial e a magnífica vista desta localidade para a cidade de Lisboa.   A reunião de Conselho Director decorreu na Empresa Imporquímica, S.A. da qual o Presidente do Rotary Club da Moita é o seu Presidente do Conselho de Administração. Nesta reunião, a Governadora ficou a conhecer o trabalho deste clube, sendo de destacar a retenção do quadro social, o apoio ao Centro Paroquial “O Ninho” com a obtenção de um subsídio global, participado por um Distrito Brasileiro, a distribuição de 11 bolsas de estudo e a continuação do programa de combate à fome e pobreza que integram o plano de liderança do clube. O Rotary Club da Moita é um clube 100% sócios PHF desde 2012 e está a trabalhar para a constituição de um terceiro Major Donor.   O jantar festivo desta visita decorreu no Restaurante “Solar da Freira” e contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal da Moita e de convidados, familiares, companheiros de 12 Clubes, dos PGD’s Henrique Gomes de Almeida, Luís Miguel Duarte, Fernando Martins, António Mendes, Abílio Lopes, Afonso Malho e da Governadora Eleita, Compª. Mara Duarte.

06 Julho 2018 - Distrito 1960

Transmissão de Tarefas Rotary Club Lisboa-Oeste

A Governadora Ilda Braz participou na Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club Lisboa-Oeste que se realizou no dia 06 de Julho no Restaurante Clara, em Lisboa. Ao Presidente 2017-2018, Companheiro António Martins da Silva sucede o Companheiro Vítor Marques Moreira. A Governadora teve a oportunidade de desejar as maiores felicidades ao Clube e deixou o seu compromisso de apoiar activamente a Frente Rotária Anti-Diabetes, um projecto bandeira deste Clube Rotário. Este jantar teve ainda a participação do Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Guilherme Figueiredo e do Presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, Professor Doutor Luís Menezes Leitão.

21 Setembro 2018 - Rotary Internacional

Instituto Rotário em Nuremberga

Realiza-se de 21 a 23 de Setembro em Nuremberga o Instituto do Rotary da Zona de Rotary Internacional de que Portugal faz parte e tem como tema fundamental o debate do Impacto da Digitalização Global nos Serviços Humanitários de Rotary.   Evento dirigido a líderes Rotários de clubes e distritos, atuais e futuros. O alvo de discussão e análise é o desenvolvimento de Rotary enquanto organização ao serviço dos outros, enquanto network de competências e cooperação. Discutem-se as forças, as fraquezas e as perspetivas futuras, a nível mundial.   Conteúdo do Instituto em Nuremberga A digitalização da economia e da sociedade avança a largos passos. Muda profundamente todas as profissões e o nosso modo de viver. Como se posiciona Rotary em termos de digitalização? Quão eficazes são os novos processos digitais na implementação dos nossos serviços humanitários, na educação, na medicina e no desenvolvimento regional? Será que os nossos projectos se tornarão mais eficazes e sustentáveis? Onde conseguimos encontrar atualmente bons desempenhos, já com estas visões? O Programa, cujas sessões plenárias incidem sobre: o Serviço Humanitário de Rotary; Dividendos Digitais – Melhores Projetos com Procedimentos Digitais? Potencial do Quadro Social e promoção do talento jovem; Motivação e Comunicação, preenche-se de oradores de elevado nível, como: o filantropo australiano Steve Kiilelea; o vencedor do prémio German Future Prize 2017, Prof. Sami Haddadin, Dieter Kempf, o Presidente da Associação da Indústria da Alemanha Federal (BDI); o Ministro Federal para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ); entre diversos Rotários de renome. Teremos ainda diversos Grupos de Trabalho, constituídos por Governadores Assistentes e Rotaracts, entre outros, que partilharão as suas experiências e trarão à discussão temas da atualidade. Para encerramento do Instituto, e com base nos relatórios dos grupos de trabalho, o Past-Presidente de Rotary International John Germ  falará sobre os actuais objectivos da Rotary Foundation. Todas as informações, bem como programa detalhado pode ser consultado em: https://rotaryinstitute-nuernberg.rotary.de/   Participem no Instituto de Nuremberga para que possam discutir diversos tópicos com oradores internacionais. Em resumo, vamos assistir à discussão do caminho da nossa organização, Rotary International, nestes tempos da transformação digital. Seja a inspiração ao tomar consciência das novas oportunidades da digitalização para alavancar as nossas operações humanitárias.